Festival de Vitória

O Festival de Cinema de Vitória aconteceu entre os dias 3 e 8 de setembro. Realizado pelo Galpão Produções e o Instituto Brasileiro de Cultura e Arte (IBCA), o festival reuniu grandes produções nacionais que foram exibidas em 11 mostras. A cobertura foi feita para o site ESQUINA CULTURAL, lá você pode ler todos os textos na integra.

04/09/2018 FCV: 'Pastor Cláudio' abre Mostra Competitiva de longas


Abrindo a Mostra Competitiva de Longas-Metragens, Pastor Cláudio relata, por meio de entrevista, a história do ex-chefe de Polícia Civil, agora pastor, Cláudio Guerra. Psicólogo e ativista dos Direitos Humanos, Eduardo Passos levanta questões sobre o papel de Guerra durante a ditadura militar, precisamente entre os anos 1964 e 1967. O documentário, dirigido e roteirizado por Beth Formaggini, causa um certo desconforto mediante a tudo o que é relatado. Talvez não pelo que é falado, mas pela naturalidade como isso é feito.




A sala estava lotada quando A Mata Negra começou a ser exibido. Com todas as cadeiras ocupadas e algumas pessoas nos corredores. Logo no primeiro momento, uma espécie de introdução do que estava por vir, o filme do diretor capixaba Rodrigo Aragão arranca aplausos dos espectadores.


06/09/2018 FCV: Neville d'Almeida é homenageado na terceira noite


“O cinema é liberdade”. É com essas palavras que Neville D’Almeida, um dos grandes diretores do cinema brasileiro, recebe o Troféu Vitória na terceira noite do Festival. Para celebrar os 50 anos de cinema, Mario Abbade monta o documentário Neville de Almeida: Cronista da Beleza e do Caos. Imagens raras e entrevistas com atores consagrados narram a trajetória desse sujeito tão polêmico no cinema brasileiro.





Esse filme é uma desconstrução. Mas uma desconstrução poética dirigida e escrita por Oswaldo Montenegro. Reunindo uma série de personagens do imaginário infantil, A Chave do Vale Encantado ganhou a tela na quarta noite do Festival de Cinema de Vitória, e mais que isso, emocionou crianças e adultos com uma narrativa leve, musical e muito bonita.


08/09/2018 FCV: 'A Cidade dos Piratas' mistura documentário e animação em crítica social



A produção de A Cidade dos Piratas começou 20 anos atrás. Baseado nas tirinhas criadas por Laerte Coutinho em 1983, Otto Guerra, que já estava enrolado, ficou mais perdido quando Laerte desistiu do projeto, alegando que seu antigo trabalho era muito machista. O jeito foi entrar na história e narrar toda essa saga, dando elementos documentais a animação.


09/09/2018 FCV: 'Diante dos Meus Olhos' fecha a noite de premiações do Festival


Contar uma história através de documentário não é um trabalho fácil. O uso de arquivos é algo primordial para que a narrativa faça sentido. Mas quando o material é escasso, o que define a qualidade do trabalho é a criatividade do diretor. Em Diante dos Meus Olhos a criatividade de André Félix foi precisa e fechou com chave de ouro o último dia do Festival de Cinema de Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário