domingo, 21 de outubro de 2018

Assunto de Família (Manbiki Kazoku, 2018)


MOSTRA SP - Vencer a Palma de Ouro é sinônimo de excelência para um filme. E esse é o novo feito do diretor Hirokazu Kore-eda, que através de sua nova produção explora o sentido do que é ser uma família e seus componentes. Assunto de Família traz uma história empática, onde acabamos por concordar com os personagens, estando eles certos ou não.

O filme começa com Osamu Shibata (Lily Franky) e Shota Shibata (Jyo Kairi) roubando um supermercado. De acordo com o pai, Osamu, o que está no supermercado não tem dono, já na opinião da mãe, Nabuyo Shibata (Sakura Ando), "se a loja não falir, está tudo bem". Mas na apertada casa entre prédios, vemos uma família peculiar, que na verdade não é bem uma família na qual nascemos, mas um onde os membros escolheram participar.

A chegada de Juri (Mayu Matsuoka) reforça essa ideia desconcertante que Kore-eda apresenta sobre família. A garota é encontrada no frio em frente a sua casa, Osamu e Shota decidem levá-la para comer algo e quando finalmente levam de volta para casa, percebem que ali não é o lugar onde uma criança deveria viver, então a "sequestram".

A distorção que esses personagens fazem do que chamamos de senso comum é um ponto de interesse. Além das justificativas já mencionadas sobre roubo, ainda acreditam que o que fizeram não é um sequestro, já que não estão pedindo resgate e nós, meros espectadores, aceitamos e apoiamos eles.

O grande destaque é a delicadeza com que Kore-eda conduz sua história. Relações familiares sempre foram recorrentes em suas produções, mas o que foi feito em Assunto de Família é diferente, é como se ele tivesse alcançado um novo patamar, onde seus filmes são mais intimistas, transformando o longa em uma verdadeira obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário