quinta-feira, 23 de abril de 2020

Fendas (2019)


BIFF - Fendas é um filme curioso e criativo. O filme dirigido por Carlos Segundo explora uma novidade da física para mergulhar em questões existencialista, levando a protagonista a um novo lugar e novas idéias. Seguindo uma narrativa literária, andamos por ruas e galerias, viajando através de luzes e sons.

Catarina é uma pesquisadora que chega a Natal (RN) para onde atua como professora. Seu trabalho ajuda em sua pesquisa que consiste na descoberta que, aparentemente, ela mesma fez. Extrair e interpretar o som produzido pela luz. Isso a leva em um diálogo com indivíduos de lugares e tempos diferentes, a partir de tudo aquilo que ela pode ver. Sua pesquisa também a leva por questionamentos intimistas, iniciando uma reflexão sobre ela mesma e a situação do país, interessante quando uma amiga expõe um grande problema para o Brasil: "homem, branco, conservador", é perigoso e hoje vemos o resultado dessa junção.

Fendas traz uma boa ideia. Uma nova forma de comunicação e reflexões interessantes. Mas se segue com uma sonoridade proeminente, falha no imagético. As cenas se prolongam demais, quase sempre em uma fotografia admirável, mas que vai se gastando com o tempo. Falta algum close ou movimento que potencialize os sentimentos, não imagens estáticas que deixem a sequência cansativa e sem sal. As melhores cenas são as mais curtas e não devido ao tempo, mas com méritos em sua beleza, como a escada em espiral, no farol. Mas as demais deixam a aflição por falta de movimento.

O trabalho de Carlos Segundo é mediano. São boas ideias que poderia ser melhor exploradas. Porém, só posso imaginar o quanto seria difícil exprimir essas idéias em imagens. A história é bem contada, corre bem, o que falta é essa coisa na imagem, que, confesso, não saber bem o que é.

Um comentário:

  1. Fica como dica uma outra crítica, que talvez te aponte um caminho para sua aflição e para aquilo que você não sabe bem o que é... ;)
    https://carmattos.com/2020/04/24/cruzando-fronteiras/

    ResponderExcluir