quinta-feira, 11 de junho de 2020

Ebola: Sobreviventes (2018)


ECOFALANTE - A Mostra Ecofalante foi adiada para o segundo semestre deste ano, mas para que a semana do meio-ambiente não passe em branco, os organizadores selecionaram 5 filmes, sendo dois brasileiros e três estrangeiros, que serão exibidos de forma gratuita até o dia 09 de junho.

O surto de ebola que atingiu a África Ocidental em 2013 foi uma das maiores epidemias a atingir uma população até aquele momento. Tendo se arrastado até 2016, o cineasta Arthur Pratt, natural da região, acompanhou o trabalho de socorristas que atuam para amenizar as perdas, correndo o risco de contrair o vírus e até mesmo infectar a própria família. Em Ebola: Sobreviventes vemos dia-a-dia das pessoas em vivem em meio a crise, mas que com uma vida difícil, não podem parar seus afazeres, o que levou a perda de mais de 11 mil pessoas para o ebola.

Mohamed Bangura é um dos protagonistas do documentário. Trabalhando como motorista de ambulância, ele é uma das peças essenciais na batalha contra a epidemia, tornando-se até a capa da propaganda contra o vírus. Suas motivações são simples, o que ele quer é ajudar seu povo, que muitas vezes é esquecido por quem vem de fora. Sua vontade parece ser interminável, certeza que nos dá quando desce um dos morros da região com um infectado nas costas, por falta de equipamentos adequados para o manejo. E nisso vemos que o trabalho de Pratt é essencial para que pessoas como Bangura não sejam esquecidas e ainda possam inspirar outras.

Ebola: Sobreviventes explora a epidemia que devastou tantas famílias. Mostra a tensão entre os moradores de Serra Leoa e ONGs internacionais, além da tensão política vividas após a guerra civil do país. Arthur Pratt procura a identidade de seu povo mesmo diante da ajuda internacional, alcança seu objetivo com um final que ameniza tamanha tragédia, mostrando aqueles que conseguiram sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário