quarta-feira, 3 de junho de 2020

Os 8 Magníficos (2017)


Imagina como seria juntar grandes nomes do cinema nacional para um almoço de domingo. Foi isso que o diretor Domingos de Oliveira fez em 2017. Maria Ribeiro, Wagner Moura, Mateus Solano, Carolina Dieckmann, Alexandre Nero, Fernanda Torres, Sophie Charlotte e Eduardo Moscovis são Os 8 Magníficos que nos levam aos bastidores do trabalho de ator. Com o roteiro abandonado antes mesmo das gravações começarem, Domingos de Oliveira deixa o momento guiar a trajetória desse doc que tem muito a nos dizer.

São muitas gargalhadas e cantoria em uma conversa descontraída, alheia a técnicas ou alguns outros artífices do cinema. É tudo bem espontânea, Domingos não se importa com o movimento da câmera, ou a fotografia. O importante é o conteúdo e isso tem de sobra. Durante a conversa vemos improvisações diferenciadas, descontraídas, e criação de histórias que provocam inúmeros sentimentos, mesmo quando são feitas sem compromisso algum. Além disso, temos revelações profissionais e pessoais de cada ator, como foi interpretar certo personagem, ou como aquele outro interferiu em sua vida pessoal. 

A bem da verdade, Os 8 Magníficos não traz nada de muito glamouroso em sua produção. A qualidade do doc fica por conta da experiência de cada ator que traz em suas bagagens uma imensa pluralidade de aprendizado. Vê-se que Domingos de Oliveira, que faleceu no ano passado, gostava de trabalhar entre amigos, seu elenco sempre trouxe nomes de filmes anteriores, e talvez por isso conseguiu de uma maneira tão simples transpassar essas histórias para o público.

O que temos é um ensaio sobre a profissão ator, trazendo a tona as dificuldades e peculiaridades do ofício. Domingos de Oliveira pouco trabalha durante a filmagem, mas faz por merecer os créditos pela ideia de juntar todos esses nomes que tão bem representam o cinema nacional em uma sala, onde tiram a máscaras e nos permitem participar de uma conversa entre amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário