quinta-feira, 4 de junho de 2020

Ruivaldo, O Homem que Salvou a Terra (2019)


ECOFALANTE - A Mostra Ecofalante foi adiada para o segundo semestre deste ano, mas para que a semana do meio-ambiente não passe em branco, os organizadores selecionaram 5 filmes, sendo dois brasileiros e três estrangeiros, que serão exibidos de forma gratuita até o dia 09 de junho.

Começamos com Ruivaldo, O Homem que Salvou a Terra, dirigido por Jorge Bodanzky e co-dirigido, e com fotografia lindíssima, por João Farkas. A produção mostra a degradação do Pantanal brasileiro, ocorrida em maior parte por causas naturais, mas também por grande descaso de fazendeiros negligentes ao ambiente e descaso de instituições governamentais que deveria preservar a região. O ponto de partida é o Rio Taquari, que tem toda sua extensão como protagonista, talvez o ponto onde mais vemos as mudanças que foram acontecendo no decorrer dos anos.

Já o personagem que dá título ao documentário, se trata de um verdadeiro achado da região. Ruivaldo é um fazendeiro da região próxima ao rio Taquari. Usando sacos de areia, consegui evitar o alagamento em boa parte do terreno de sua fazenda, onde hoje consegue plantar e criar alguns animais. Sem tomar qualquer partido político ou estar atrelado a movimentos ativistas, Ruivaldo persiste e mostra porque ama o Pantanal, tendo como único desejo preservar a terra a ponto de seus antigos vizinhos também conseguirem retornar e trabalhar nela. Embora apareça pouco, sua presença é essencial para que entendemos a necessidade da preservação do lugar, fazendo jus ao título.

Embora o filme se trate mais de uma denúncia que puro entretenimento e a maioria das imagens que temos sejam desoladoras, João Farkas traz uma fotografia belíssima, que emociona. Seu trabalho já possuía essa atitude emergencial, mostrando ao mundo a situação de lugares remotos, muitas vezes degradado por puro descaso.

Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra é urgente. Bodanzky abre nossos olhos para o que hoje ninguém vê, por falta de interesse ou informação. O filme teve sua estreia em Bruxelas no ano passado e agora chega com esse pocket da Ecofalante, mas espero ter a oportunidade de ver toda essa fotografia na tela grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário